FECHAR
FECHAR
16 de junho de 2010
Voltar
Bauma 2010

Motorização dupla reduz consumo da fresadora

Imagine uma fresadora equipada com dois motores, que apresenta uma redução de 25% no consumo de combustível em relação a seus similares, além de menor índice de emissão de poluentes. Esse equipamento existe e foi apresentado pela Wirtgen na Bauma 2010: trata-se da fresadora W210.

Segundo o fabricante, a dupla motorização – um motor de 370 hp e outro de 300 hp – permite que o equipamentos utilize apenas um deles em situações que demandam menor potência, quando a máquina está apenas se deslocando ou executando serviços mais suaves. Diante de fresagens mais profundas ou largas, que exigirão maior esforço da máquina, o segundo motor é acionado automaticamente, de forma a proporcionar o balanço energético mais econômico possível à operação.

O grupo Wirtgen, que reúne quatro marcas de equipamentos – Wirtgen, Vögele, Hamm e Kleemann – expôs outros 74 modelos, com destaque para a recicladora 220 CR, cujo tambor de moagem e mistura atinge 3,80 m de largura útil. Segundo o fabricante, isso possibilita maior precisão na reciclagem de pistas completas diante dos modelos anteriores, com tambor de 2,2 m. Outra novidade apresentada pela empresa foi a mineradora de superfície 4200 SM, apropriada para lavras a céu aberto e minas de topografia plana, com capacidade de produção de 100 a 3.000 t/h.

Na linha de rolos compactadores Hamm, a empresa apresentou 18 novos modelos, com destaque para o rolo de pneus GRW 280. Com peso entre 10 e 28t, o equipamento se caracteriza pela maior visibilidade oferecida ao operador, além de apresentar melhorias tecnológicas no conceito de manobrabilidade.

www.wirtgen-group.com