P U B L I C I D A D E

ABRIR
FECHAR

P U B L I C I D A D E

ABRIR
FECHAR
Revista M&T - Ed.174 - Novembro 2013
Voltar
Mobilidade Urbana

Metrofor recebe tuneladoras

Ao todo, quatro shields com diâmetro de 6,92 metros farão a perfuração de mais de 12 km de túneis na capital cearense

Em junho, a fabricante norte-americana Robbins foi confirmada como vencedora da licitação para fornecer tuneladoras à linha Leste do Metrô de Fortaleza (CE). Em disputa acirrada, a empresa levou o projeto com uma proposta orçamentária de R$ 128,2 milhões. Do lote previsto de quatro máquinas, duas que já estão na capital cearense foram importadas em agosto da unidade chinesa da companhia. As outras duas estão em fase final de montagem e, segundo a empresa, devem chegar até junho de 2014. Para atender a outros projetos brasileiros, a Robbins pretende instalar uma fábrica nacional, que deve ser instalada no Porto de Pecém, com investimento total de R$ 20 milhões (leia quadro na pág. 77).

ESTREIA

As tuneladoras foram adquiridas pela Secretaria de Infraestrutura do Governo do Ceará (Seinfra-CE) e serão operacionalizadas pelo consórcio construtor, que foi selecionado somente no início de outubro por meio de licitação pública. Com uma proposta de R$ 2,25 bilhões, o consórcio Cetenco-Acciona – formado pelas empresas Cetenco Engenharia e Acciona Infraestructuras foi declarado vencedor.

“No Brasil, é a primeira vez que o equipamento foi escolhido antes do consórcio construtor, mostrando que os fabricantes e os governos têm expertise para especificações de alto nível, como a construção de uma linha de metrô”, diz Orlando Beck, representante comercial da Robbins no Brasil. “Essa também será a primeira utilização de tuneladoras Robbins no país.”

Os equipamentos têm diâmetro de 6,92 metros e foram configurados para atender às condições geológicas presentes no trecho em que atuarão no projeto. De acordo com a assessoria de comunicação da Robbins, o governo cearense realizou sondagem ao longo da cidade, confirmando abaixo do lençol freático de até 2,5 bar o solo da cidade é composto por basalto abrasivo e areia siltosa, com trechos de solos amplamente viscosos. “Cada tuneladora será equipada com cabeça de corte mista, de longa vida e acionada por componentes elétricos com variador de frequência”, detalha a fabricante.

Antes de chegar ao Brasil, as máquinas passaram por testes de operação em Shangai (China) e depois junto a outras 50 peças e acessórios para transporte do material escavado, montagem de an


Em junho, a fabricante norte-americana Robbins foi confirmada como vencedora da licitação para fornecer tuneladoras à linha Leste do Metrô de Fortaleza (CE). Em disputa acirrada, a empresa levou o projeto com uma proposta orçamentária de R$ 128,2 milhões. Do lote previsto de quatro máquinas, duas que já estão na capital cearense foram importadas em agosto da unidade chinesa da companhia. As outras duas estão em fase final de montagem e, segundo a empresa, devem chegar até junho de 2014. Para atender a outros projetos brasileiros, a Robbins pretende instalar uma fábrica nacional, que deve ser instalada no Porto de Pecém, com investimento total de R$ 20 milhões (leia quadro na pág. 77).

ESTREIA

As tuneladoras foram adquiridas pela Secretaria de Infraestrutura do Governo do Ceará (Seinfra-CE) e serão operacionalizadas pelo consórcio construtor, que foi selecionado somente no início de outubro por meio de licitação pública. Com uma proposta de R$ 2,25 bilhões, o consórcio Cetenco-Acciona – formado pelas empresas Cetenco Engenharia e Acciona Infraestructuras foi declarado vencedor.

“No Brasil, é a primeira vez que o equipamento foi escolhido antes do consórcio construtor, mostrando que os fabricantes e os governos têm expertise para especificações de alto nível, como a construção de uma linha de metrô”, diz Orlando Beck, representante comercial da Robbins no Brasil. “Essa também será a primeira utilização de tuneladoras Robbins no país.”

Os equipamentos têm diâmetro de 6,92 metros e foram configurados para atender às condições geológicas presentes no trecho em que atuarão no projeto. De acordo com a assessoria de comunicação da Robbins, o governo cearense realizou sondagem ao longo da cidade, confirmando abaixo do lençol freático de até 2,5 bar o solo da cidade é composto por basalto abrasivo e areia siltosa, com trechos de solos amplamente viscosos. “Cada tuneladora será equipada com cabeça de corte mista, de longa vida e acionada por componentes elétricos com variador de frequência”, detalha a fabricante.

Antes de chegar ao Brasil, as máquinas passaram por testes de operação em Shangai (China) e depois junto a outras 50 peças e acessórios para transporte do material escavado, montagem de anéis e injeção de concreto foram transportadas em 16 contêineres. Ao todo, o conjunto de shield e backup de cada máquina mede 125 metros de extensão, com peso total de 737 toneladas.

OBRAS

As obras civis devem ser iniciadas em meados do ano que vem e alocarão as tuneladoras em dois trechos, com extensões variando de 4,3 km a 5,8 km. A extensão total será de aproximadamente 12 km, elevando a capital cearense à condição de cidade com a maior rede de metrô subterrâneo do Nordeste brasileiro.

Além das tuneladoras, a Robbins projetou os segmentos de revestimento dos túneis. Eles serão compostos por um arranjo universal que suportará a pressão de avanço das tuneladoras de 17 Mpa (2,5 mil psi). Essa estrutura, combinada com a força de empuxo de quase 62 mil kN (a 410 bar), deve permitir que as tuneladoras mantenham o avanço de escavação a uma velocidade média de 16 metros por dia, com paradas programadas semanais de manutenção.

Robbins anuncia fábrica no Brasil

Com a obra do Metrô de Fortaleza na carteira, a fabricante norte-americana apressou-se no anúncio de uma estrutura local para fabricar pequenas centrais hidrelétricas (PCHs) e tuneladoras para atender ao Brasil e aos demais países da América Latina. O investimento inicial previsto é de R$ 20 milhões e a fábrica será instalada na área industrial do Porto de Pecém (CE).

Ao todo, a unidade deve gerar cerca de 100 empregos diretos e 300 indiretos, sendo que parte da equipe será treinada nos EUA antes do inicio das operações. Sobre os trabalhadores, aliás, a Robbins se comprometeu a integrar o quadro com 90% de mão de obra cearense. “A Robbins foi atraída a investir no Brasil por esse projeto cearense e outros, dos quais participamos de licitação em Santa Catarina, Paraná e Minas Gerais”, diz Orlando Beck. “Essas e outras obras em vista totalizam 80 quilômetros de túneis a serem construídos.”

P U B L I C I D A D E

ABRIR
FECHAR

P U B L I C I D A D E

P U B L I C I D A D E

Mais matérias sobre esse tema