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Revista M&T - Ed.131 - Dez/Jan 2010
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Notas

Mercedes-Benz comemora 2,5 milhões de motores produzidos no Brasil

A Mercedes-Benz do Brasil alcançou o marco de 2,5 milhões de motores produzidos em sua planta de São Bernardo do Campo (SP). Além de equipar os próprios caminhões e ônibus, a empresa também fornece motores para outras unidades do Grupo Daimler, como os veículos comerciais leves Sprinter, na Argentina, os caminhões pesados Freightliner, nos Estados Unidos, e os ônibus Citaro, na Alemanha.

“A Mercedes-Benz é pioneira na introdução do motor diesel para caminhões e ônibus no Brasil, na década de 1950 e na utilização de gerenciamento eletrônico, nos anos 1990”, diz Ronald Linsmayer, Chief Operating Office (COO), responsável pela área de caminhões da Mercedes-Benz do Brasil.

De acordo com a fabricante, o processo produtivo de motores passou por várias modificações e cada uma das quatro famílias de motores da montadora tem sua própria linha de produção na planta de São Bernardo do Campo: BR 300 de motores leves mecânicos, BR 600 de leves eletrônicos, BR 900 de médios eletrônicos e BR 450 de pesados eletrônicos.

Atualmente, todos os motores produzidos são testados em bancos de prova para verificação de desempenho quanto a torque, potência, consumo específico, emissões e diagnose eletrônica, entre outros indicadores.

A montagem dos motores ainda é realizada pelo processo just-in-time de suprimento de peças e a automação, o que inclui a utilização de robôs.


A Mercedes-Benz do Brasil alcançou o marco de 2,5 milhões de motores produzidos em sua planta de São Bernardo do Campo (SP). Além de equipar os próprios caminhões e ônibus, a empresa também fornece motores para outras unidades do Grupo Daimler, como os veículos comerciais leves Sprinter, na Argentina, os caminhões pesados Freightliner, nos Estados Unidos, e os ônibus Citaro, na Alemanha.

“A Mercedes-Benz é pioneira na introdução do motor diesel para caminhões e ônibus no Brasil, na década de 1950 e na utilização de gerenciamento eletrônico, nos anos 1990”, diz Ronald Linsmayer, Chief Operating Office (COO), responsável pela área de caminhões da Mercedes-Benz do Brasil.

De acordo com a fabricante, o processo produtivo de motores passou por várias modificações e cada uma das quatro famílias de motores da montadora tem sua própria linha de produção na planta de São Bernardo do Campo: BR 300 de motores leves mecânicos, BR 600 de leves eletrônicos, BR 900 de médios eletrônicos e BR 450 de pesados eletrônicos.

Atualmente, todos os motores produzidos são testados em bancos de prova para verificação de desempenho quanto a torque, potência, consumo específico, emissões e diagnose eletrônica, entre outros indicadores.

A montagem dos motores ainda é realizada pelo processo just-in-time de suprimento de peças e a automação, o que inclui a utilização de robôs.

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