FECHAR
16 de junho de 2010
Voltar
Bauma 2010

Mercedes-Benz apresenta Caminhões paratodas as aplicações

Três modelos de caminhões foram apresentados pela Mercedes-Benz para mostrar aos visitantes da Bauma 2010 toda a versatilidade de seus modelos em aplicações fora-de-estrada. Um deles foi o Actros 4148, com tração 8x4, indicado para uso com caçamba basculante. Entre as adequações para esse tipo de atividade, o caminhão conta com suspensão a ar, caixa de retenção e grades de proteção, faróis reversíveis reposicionados mais internamente e para-lamas reduzidos com proteção dobrável contra colisão traseira.

Outro destaque da montadora foi o modelo Axor de quatro eixos, com peso otimizado para aplicação como caminhão betoneira. Esse modelo apresenta cerca de 700 kg a menos de peso em relação ao Actros de quatro eixos correspondente, o que possibilita o transporte de 8 m3 de concreto em um veículo de 32 t de peso bruto total (PBT).

O terceiro modelo apresentado foi o Zetros, indicado para uso nos setores florestal e de energia, pelo corpo de bombeiros, serviços de socorro e operações em áreas remotas. Produzido nas configurações 4x4 e 6x6, com rodado simples e tração em todas as rodas, o Zetros tem uma capacidade de carga útil de 4 a 6 t, na versão com dois eixos, com um PBT de 16 ou 18 t, respectivamente.

A Mercedes-Benz fornece o Zetros com tração permanente em todas as rodas e uma caixa de transmissão de dois estágios, com uma taxa de redução fora-de-estrada de 1.69, bem como bloqueio de diferencial em todos os eixos. Segundo a montadora, tal configuração se destina a tender à demanda de construtoras, mineradoras e empresas de pesquisa mineral, que requerem soluções sob medida.

www.mercedes-benz.com