FECHAR
FECHAR
15 de março de 2011
Voltar
Implemento

Mecanização otimiza o arrasamento de estacas

Acoplado a uma escavadeira hidráulica, o sistema substitui a mão-de-obra de diversos operários e reduz prazos de execução do serviço

A escassez de mão-de-obra e a necessidade de se cumprir prazos de execução cada vez menores impulsionam a mecanização nos canteiros de obras em um ritmo sem precedentes. Essa realidade pode ser constatada em todas as etapas de uma obra, e no arrasamento de estacas não poderia ser diferente. Nessa área, aliás, a Alicerce Equipamentos está apresentando ao mercado uma solução que consiste em executar o procedimento com ferramentas que podem ser instaladas na própria escavadeira hidráulica.

Com a utilização do implemento Rhino 540 – que nada mais é do que uma ferramenta em formato anelar, constituída de cilindros hidráulicos e ponteiro de corte para arrasamento de estacas de concreto – a empresa afirma ser possível o arrasamento de estacas de 40 cm a 1m de diâmetro. A tecnologia permite operar até mesmo em locais de difícil acesso, já que o sistema é instalado na caçamba da escavadeira, aproveitando-se de toda a extensão do braço da máquina portadora.

“Os cilindros hidráulicos do Rhino 540 são interligados por elos e montados em módulos, permitindo a adição ou diminuição da quantidade de elos de acordo com o diâmetro da estaca a ser arrasada”, diz Francesco Antonio Parmisciano, diretor comercial da Alicerce Equipamentos, empresa que desenvolveu a tecnologia em parceria com a KCC-Koizimi. “Para estacas de 400 mm de diâmetro, por exemplo, são necessários sete elos, enquanto o arrasamento de estacas de 1 m exige a montagem de 13 elos”, ele complementa.

O implemento age triturando a parte de concreto das estacas com uma força de 30 t para cada elo, que é exercida linear e uniformemente, segundo o especialista. “O Rhino 540 utiliza a força hidráulica direcionada que originalmente é destinada à caçamba da escavadeira”, esclarece Parmisciano. “Para acoplar o sistema, basta isolar o movimento da caçamba e utilizar a sua força hidráulica para o acionamento dos cilindros do arrasador de estacas.”

Rapidez e versatilidade
Parmisciano explica que a instalação do implemento é feita por sistema de engate rápido, o que também confere versatilidade ao equipamento portador para voltar a operar com caçamba ou outros implementos sempre que for necessário. Ele ressalta que o sistema pode ser acoplado a máquinas portadoras de 12 t a 20 t de peso operacional, dependendo da quantidade de elos necessários.

A Alicerce Equipamentos também oferece a tecnologia de arrasamento de estacas Rhino 450, que consiste em uma mesa fixa, capaz de arrasar até 200 estacas por dia, dependendo do diâmetro. “Essa tecnologia é aplicada em estacas de diâmetros menores, na faixa de 250 mm a 600 mm”, diz Parmisciano. “Sua manutenção se resume apenas à substituição dos ponteiros de corte e ela pode ser implementada em equipamento portador de menor porte, de 7,5 t a 12 t de peso, dependendo do diâmetro da estaca a ser arrasada que, obviamente, influencia no porte do arrasador de estacas.”