FECHAR
FECHAR
04 de julho de 2012
Voltar
Guindastes

Luna ALG lança guindauto de olho na concorrência chinesa

O Lenda 16.0, apresentado ao mercado durante a M&T Expo 2012, é o primeiro guindauto da Luna ALG com lança do tipo canivete fabricado no Brasil.

O equipamento, com capacidade de carga de 16 tm, figura como uma aposta da fabricante de Caxias do Sul (RS), que enxerga nos guindautos um amplo mercado a ser explorado em soluções de içamento de carga.

Segundo Sérgio Dal Zotto, diretor comercial da empresa, a lança do tipo canivete é um diferencial do equipamento ao proporcionar maior capacidade de alcance do que as lanças tradicionais, do tipo trave. “O lança do novo produto realiza giro de 360° e ele conta ainda com limitador de momento de carga”, adianta o executivo. Ele complementa que a lança do Lenda 16.0 pesa 10% menos do que as do tipo trave utilizadas em guindautos da mesma capacidade.

Dal Zotto revela que o equipamento de 16 tm é apenas o primeiro de uma série que a empresa pretende lançar no Brasil com o mesmo tipo de lança. “Estamos avaliando um modelo de até 80 tm, a exemplo do guindauto de 87 tm com lança tipo trave que já comercializamos como o maior do mercado nacional”, diz ele. O foco, nesse caso, é dotar os guindautos de capacidade e dispositivos que os permitam competir com os guindastes sobre caminhão em determinadas tarefas de elevação de cargas.

A novo modelo tem comando de bomba hidráulica load sensing, atingindo uma altura de içamento de 33 m e, segundo o executivo, chega para disputar uma fatia de mercado junto aos guindastes sobre caminhão (TCs) da faixa de 35 t. “Percebemos que não há como concorrer com os TC importados, então partirmos para a fabricação de guindautos cada vez maiores e que atendam às mais variadas necessidades, desde a descarga da caçamba do caminhão até o içamento de cargas”, ele finaliza.