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Revista M&T - Ed.150 - Setembro 2011
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Caminhões

Legislação determina índices drásticos de redução

A próxima etapa de controle de emissões do Proconve (Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores), o P7, equivale à fase cinco da legislação europeia, a Euro V, sendo aplicada aos caminhões com peso bruto total (PBT) acima de 3.850 kg. Em outras palavras, a legislação vale para praticamente todos os veículos comerciais vendidos no mercado brasileiro. Veja a seguir os índices de redução estabelecidos pela legislação em relação à fase anterior (P5):

Novos patamares de emissão

Poluentes Proconve 5 Proconve 7     Redução

Monóxido de carbono (CO) 2,1 g/kWh 1,5 g/kWh  - 18,5%

Hidrocarbonetos (HC) 0,66 g/kWh 0,46 g/kWh - 30%

Óxido de Nitrogênio (NOx) 5,0 g/kWh 2,0 g/kWh       - 60%

Material Particulado (MP) 0,10 g/kWh 0,02 g/kWh      - 80%

 


A próxima etapa de controle de emissões do Proconve (Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores), o P7, equivale à fase cinco da legislação europeia, a Euro V, sendo aplicada aos caminhões com peso bruto total (PBT) acima de 3.850 kg. Em outras palavras, a legislação vale para praticamente todos os veículos comerciais vendidos no mercado brasileiro. Veja a seguir os índices de redução estabelecidos pela legislação em relação à fase anterior (P5):

Novos patamares de emissão

Poluentes Proconve 5 Proconve 7     Redução

Monóxido de carbono (CO) 2,1 g/kWh 1,5 g/kWh  - 18,5%

Hidrocarbonetos (HC) 0,66 g/kWh 0,46 g/kWh - 30%

Óxido de Nitrogênio (NOx) 5,0 g/kWh 2,0 g/kWh       - 60%

Material Particulado (MP) 0,10 g/kWh 0,02 g/kWh      - 80%

 

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