FECHAR
FECHAR
30 de maio de 2011
Voltar
Conexpo

Las vegas acena com novas tendências em equipamentos

Reunindo 2.400 expositores, a feira atrai 128 mil visitantes de 150 países, que foram a Las Vegas para conferir as inovações tecnológicas desenvolvidas pela indústria

Aguardada a cada três anos pelos profissionais do setor como a principal feira de equipamentos para construção e mineração do continente americano e a segunda maior do mundo, a Conexpo Con/Agg marcou um ponto de inflexão no ânimo da indústria e dos principais consumidores internacionais de máquinas pesadas. Afinal, se o Brasil passou quase incólume aos efeitos da crise econômica internacional, o mesmo não se pode afirmar em relação aos mercados da América do Norte e Europa.

Para um mercado que ainda se debate para retomar o rumo de crescimento, os Estados Unidos sentiram o efeito da Conexpo 2011 diante das inovações tecnológicas apresentadas pelos expositores e do volume de visitantes oriundos dos países que estão ditando a retomada da economia global, entre eles o Brasil, a China e Índia. Realizada em Las Vegas, no fim do mês de março, a feira atraiu a visita de cerca de 128 mil profissionais de construtoras, mineradoras, locadoras e demais empresas que operam com equipamentos pesados.

Eles foram atraídos por uma mostra com mais de 2.400 expositores, que ocuparam uma área líquida de exibição de mais de 217 mil m2, a segunda maior na história da Conexpo. Para um setor onde a produtividade e qualidade representam a diferença entre o lucro e o prejuízo nas operações, os expositores brindaram os visitantes com inovações tecnológicas focadas na maior eficiência dos equipamentos nos canteiros de obras e frentes de mineração.

Segundo a organização da Conexpo Con/Agg, o evento registrou um crescimento de 24% na presença de visitantes oriundos de fora dos Estados Unidos. Ao todo, profissionais de 150 países compareceram ao evento, com destaque para as 42 delegações de 37 países que contaram com a organização do Departamento de Comércio do governo norte-americano. Representando o Brasil, 156 profissionais do setor participaram da Missão Técnica organizada pela Sobratema para visita à feira.

“O sentimento de otimismo presente no evento ajudou nossa indústria a olhar para frente após esse período de recessão que passamos”, afirmou Mike Haberman, presidente da Gradall Industries e do comitê de organização da Conexpo Con/Agg. Para Megan Tanel, vice-presidente de feiras e eventos da AEM, a associação americana de fabricantes de equipamentos para construção, a forte presença de visitantes internacionais no evento revelou a direção a ser seguida pelos fabricantes do país. “O aumento na presença de visitantes de outros países ressalta a importância desses mercados para a nossa indústria”, disse ele.