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Revista M&T - Ed.220 - Fevereiro 2018
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Treinamento

Lapidação de talentos

Instalado em Suzano, o novo Centro de Treinamento da Komatsu é voltado para formação e reciclagem de profissionais, além de abrir espaço para eventos e exibições

Confiante na recuperação do mercado de máquinas pesadas, a Komatsu investiu cerca de R$ 2 milhões na construção de um novo Centro de Treinamento, inaugurado no dia 5 de dezembro junto à fábrica de Suzano (SP). Segundo o supervisor Giovane Luiz da Silva, o novo espaço conta com “excelente infraestrutura”, com salas para aulas teóricas e práticas, oficina com ponte rolante de 8 t e área de ferramentaria.

Com capacidade para atender até 100 pessoas, o Centro começou a ser construído em agosto e também foi projetado para eventos, como apresentação de produtos, palestras e reuniões. “Aqui, serão ministrados cursos presenciais e on-line para formação e reciclagem, como também de gestão, qualidade e produtos”, explicou Silva, durante a cerimônia de inauguração.

PLANO DE CARREIRA

O objetivo do projeto, segundo Silva, é a formação, desenvolvimento e aperfeiçoamento de profissionais como técnicos, mecânicos, gerentes, distribuidores e executivos. Além disso, também serão oferecidos cursos para clientes da empresa. No total, somando o treinamento on-line, a empresa pretende atrair de 600 a 800 participantes em 2018. “Na grade, destacam-se cursos destinados a vendas de peças e equipamentos, além de serviços e operação”, diz ele.

A forma e a duração dos cursos também variam em relação aos que eram ministrados até recentemente. “Antes, os cursos eram mais longos, com até oito meses de duração”, conta Silva. “E eram destinados a funcionários jovens de nossos revendedores, pois a ideia era formá-los desde cedo.”

No entanto, o formato não se mostrou eficiente. Os participantes ficavam muito tempo sem contato com a prática do dia a dia. Além disso, ao longo do treinamento muitos revelavam falta de aptidão para a função, sem falar que as revendedoras não tinham condições de arcar com um curso tão longo para seus colaboradores. “Agora, funciona como um plano de carreira, em uma progressão dos mais básicos para os mais completos”, conta Silva.

Assim, o novo Centro de Treinamento substitui o anterior, criado pela empresa na unidade de São Paulo. “Instalar o novo centro nas dependências da fábrica favorece o acesso às linhas de montagem e produção”, diz Luciano Rocha, gerente ge


Confiante na recuperação do mercado de máquinas pesadas, a Komatsu investiu cerca de R$ 2 milhões na construção de um novo Centro de Treinamento, inaugurado no dia 5 de dezembro junto à fábrica de Suzano (SP). Segundo o supervisor Giovane Luiz da Silva, o novo espaço conta com “excelente infraestrutura”, com salas para aulas teóricas e práticas, oficina com ponte rolante de 8 t e área de ferramentaria.

Com capacidade para atender até 100 pessoas, o Centro começou a ser construído em agosto e também foi projetado para eventos, como apresentação de produtos, palestras e reuniões. “Aqui, serão ministrados cursos presenciais e on-line para formação e reciclagem, como também de gestão, qualidade e produtos”, explicou Silva, durante a cerimônia de inauguração.

PLANO DE CARREIRA

O objetivo do projeto, segundo Silva, é a formação, desenvolvimento e aperfeiçoamento de profissionais como técnicos, mecânicos, gerentes, distribuidores e executivos. Além disso, também serão oferecidos cursos para clientes da empresa. No total, somando o treinamento on-line, a empresa pretende atrair de 600 a 800 participantes em 2018. “Na grade, destacam-se cursos destinados a vendas de peças e equipamentos, além de serviços e operação”, diz ele.

A forma e a duração dos cursos também variam em relação aos que eram ministrados até recentemente. “Antes, os cursos eram mais longos, com até oito meses de duração”, conta Silva. “E eram destinados a funcionários jovens de nossos revendedores, pois a ideia era formá-los desde cedo.”

No entanto, o formato não se mostrou eficiente. Os participantes ficavam muito tempo sem contato com a prática do dia a dia. Além disso, ao longo do treinamento muitos revelavam falta de aptidão para a função, sem falar que as revendedoras não tinham condições de arcar com um curso tão longo para seus colaboradores. “Agora, funciona como um plano de carreira, em uma progressão dos mais básicos para os mais completos”, conta Silva.

Assim, o novo Centro de Treinamento substitui o anterior, criado pela empresa na unidade de São Paulo. “Instalar o novo centro nas dependências da fábrica favorece o acesso às linhas de montagem e produção”, diz Luciano Rocha, gerente geral de vendas e marketing da Komatsu Brasil.

Além do novo Centro, a fabricante mantém outros dois: em Lagoa Santa (MG) e Parauapebas (PA), ambos dedicados à mineração. “Os centros de treinamento são de extrema importância para a empresa, pois se integram à missão de entregar um produto e um pós-venda ‘dantotsu’, que significa ‘incomparável’ em japonês”, finaliza Rocha. / ES

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