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Revista M&T - Ed.220 - Fevereiro 2018
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Fabricante

Foco na marca

Ao unificar seu portfólio, a Cummins quer fortalecer a atuação no segmento de geradores, aportando investimentos no atendimento e no desenvolvimento de produtos
Por Melina Fogaça

A diversificação sempre foi um aspecto característico das linhas de produtos da Cummins, uma das principais fabricantes globais de motores e grupos geradores. Com o crescimento do portfólio, no entanto, a empresa decidiu unificar a atuação para reforçar sua presença no mercado, adotando para isso um novo posicionamento global da marca, especialmente para o setor de energia.

De acordo com diretor da empresa para a América do Sul, José Sampério, a estratégia atual inclui a unificação de todo o portfólio da área de negócios anteriormente conhecida como Power Systems. E isso levou a algumas mudanças institucionais e operacionais importantes na companhia. “As marcas Cummins Power Generation e Cummins Onan, por exemplo, não estão sendo mais usadas na comunicação da empresa com o mercado”, revela o executivo. “Assim, todo o portfólio passa a ser chamado de Cummins.”

ENERGIA LIMPA

Mas ainda há outras ações em curso. O executivo acredita que, neste ano, a empresa possa abocanhar uma maior fatia do mercado, especialmente na América Latina, por meio de uma estratégia mais focada na marca, com o objetivo de oferecer maior produtividade com baixo impacto ambiental.

Para tanto, a ideia é reforçar a rede de atendimento e, principalmente, o desenvolvimento de novos produtos. De fato, para os próximos dois anos, segundo aponta o especialista, os investimentos em equipamentos “verdes” (de energia mais limpa) permitirão a produção de geradores com baixa emissão de poluentes, mais tecnológicos e competitivos. “Em P&D, a Cummins tem como prioridade investir em equipamentos com maior eficiência energética e dotados de telemetria”, comenta Sampério. “Ao desenvolver novas tecnologias para geração de energia, também valorizamos a diversificação das soluções, disponibilizando sistemas híbridos e renováveis ao mercado, por exemplo.”

Nesse rol de incremento tecnológico, outra área que pode receber mais investimentos neste ano é a de dispositivos de controle e painéis dos equipamentos. Com o recente lançamento mundial do painel de controle modular de energia – que, segundo a empresa, fornece um produto-padrão, de baixo custo e rápida disponibilidade –, torna-se possível realizar a montage


A diversificação sempre foi um aspecto característico das linhas de produtos da Cummins, uma das principais fabricantes globais de motores e grupos geradores. Com o crescimento do portfólio, no entanto, a empresa decidiu unificar a atuação para reforçar sua presença no mercado, adotando para isso um novo posicionamento global da marca, especialmente para o setor de energia.

De acordo com diretor da empresa para a América do Sul, José Sampério, a estratégia atual inclui a unificação de todo o portfólio da área de negócios anteriormente conhecida como Power Systems. E isso levou a algumas mudanças institucionais e operacionais importantes na companhia. “As marcas Cummins Power Generation e Cummins Onan, por exemplo, não estão sendo mais usadas na comunicação da empresa com o mercado”, revela o executivo. “Assim, todo o portfólio passa a ser chamado de Cummins.”

ENERGIA LIMPA

Mas ainda há outras ações em curso. O executivo acredita que, neste ano, a empresa possa abocanhar uma maior fatia do mercado, especialmente na América Latina, por meio de uma estratégia mais focada na marca, com o objetivo de oferecer maior produtividade com baixo impacto ambiental.

Para tanto, a ideia é reforçar a rede de atendimento e, principalmente, o desenvolvimento de novos produtos. De fato, para os próximos dois anos, segundo aponta o especialista, os investimentos em equipamentos “verdes” (de energia mais limpa) permitirão a produção de geradores com baixa emissão de poluentes, mais tecnológicos e competitivos. “Em P&D, a Cummins tem como prioridade investir em equipamentos com maior eficiência energética e dotados de telemetria”, comenta Sampério. “Ao desenvolver novas tecnologias para geração de energia, também valorizamos a diversificação das soluções, disponibilizando sistemas híbridos e renováveis ao mercado, por exemplo.”

Nesse rol de incremento tecnológico, outra área que pode receber mais investimentos neste ano é a de dispositivos de controle e painéis dos equipamentos. Com o recente lançamento mundial do painel de controle modular de energia – que, segundo a empresa, fornece um produto-padrão, de baixo custo e rápida disponibilidade –, torna-se possível realizar a montagem de um sistema complexo de energia a partir de apenas cinco plataformas, com mais de 250 mil combinações, como explica Rodrigo Giglio, gerente de engenharia da Cummins. “As arquiteturas modulares garantem maior agilidade ao atendimento de soluções customizadas”, complementa o executivo.

LIUGONG E CUMMINS REALIZAM TREINAMENTO TÉCNICO PARA DISTRIBUIDORES EM GUARULHOS

Juntamente com a LiuGong Latin America, no final de 2017 a Cummins Brasil promoveu um extenso treinamento para distribuidores em sua sede em Guarulhos (SP). Segundo a empresa, o treinamento concentrou-se na nova série de motores Tier III que equipam as máquinas da LiuGong. Desse modo, os participantes puderam se aprofundar sobre o uso da ferramenta de diagnóstico de motores Cummins BETT Insite e realizar treinamento técnico específico com os motores eletrônicos QSB, que são instalados em equipamentos como a pá carregadeira 835H e escavadeira 922E. No total, participaram 12 técnicos de distribuidores LiuGong no Brasil e das subsidiárias da América Latina, incluindo equipes comerciais, técnicos de campo e engenheiros da área de pós-venda, que tiveram a oportunidade de conhecer melhor as particularidades dos motores desenvolvidos pela Cummins em parceria com a LiuGong, que são fabricados na China e adotados no mundo todo atualmente.

MERCADO

Com uma forte presença no segmento de geradores de energia no país, a fabricante registrou um aumento de 30% nas vendas internas desde agosto de 2016, além de obter um crescimento de 20% nas exportações de seus produtos.

Na América Latina, o Brasil segue como o maior mercado da empresa no segmento de energia, com 28,8% de participação nos negócios, seguido por México (com 26,2%), Chile e Peru (com 25,2% combinados). “A Cummins é considerada a fabricante de grupos geradores com a maior presença na América Latina”, diz Giglio. “Ao longo dos últimos cinco anos, a empresa acumulou 6 GW instalados, sendo 1 GW agregados em 2017, além da presença de 20 distribuidores em toda a região.”

Aliás, a Cummins tem convicção de que o Brasil continuará a ser o motor para alavancar os negócios da empresa em toda a região latino-americana, tanto nos setores de construção civil, agricultura e indústria, como em data centers, redes hospitalares e outros segmentos.

Até por que a base produtiva para a América Latina está aqui. Localizada em Guarulhos (SP), a fábrica da empresa produz geradores de 40 kW a 600 kW, sendo que, atualmente, os modelos com produção maior são os de até 200 kW.  De acordo com Sampério, em cada dez geradores comercializados no mercado interno, três são da marca Cummins. “Para a empresa, esses números são muito expressivos, tendo em vista o tamanho do mercado brasileiro e a alta competitividade presente no país”, finaliza.

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