FECHAR
FECHAR
06 de agosto de 2014
Voltar
Empresa

Em busca do crescimento sustentável

Com presença em importantes obras do país, fabricante de fôrmas, andaimes e escoramentos aumenta a aposta no setor de infraestrutura e de construção habitacional

Com o avanço da construção industrializada, principalmente as aplicações em concreto, a SH vem galgando um espaço crescente no mercado brasileiro, com uma ampla atuação que vai da etapa de fundação à finalização da estrutura.

Comemorando 45 anos de fundação em 2014, a empresa desenvolve produtos como fôrmas para concreto, andaimes e escoramentos metálicos, sendo dividida em dois segmentos principais – SH Locadora e SH Indústrias –, que atendem a clientes de quatro grandes segmentos de obras: residenciais, comerciais, de infraestrutura e de obras industriais.

Segundo Marcelo Milech, diretor de negócios da SH, essa estrutura traz vantagens estratégicas por permitir que os equipamentos fabricados sejam locados pela própria empresa, o que não exclui a possibilidade de trabalhar com outras marcas consagradas.  “A SH Indústria é uma das seis fornecedoras que SH Locadora trabalha”, diz ele. “Na linha de locação de plataformas elevatórias, por exemplo, escolhemos atuar com a marca Terex.”

Com sede em Guarulhos (SP), a empresa vem investindo pesado para aumentar sua participação no mercado de obras de infraestrutura e industriais, o que inclui a expansão do portfólio com a aquisição de equipamentos de elevada capacidade de carga para atuação em projetos de maior complexidade. Nos últimos anos, aliás, a estratégia tem funcionado a contento, elevando a SH a um novo patamar empresarial. “Tivemos um ano positivo em 2013, fechando com uma média de R$ 30 milhões em equipamentos adquiridos, sendo que 80% deles são voltados para as obras mais pesadas”, explica Milech, complementando que a previsão para 2014 é de repetir a dose, com uma injeção equivalente em novos produtos para o segmento.

CRESCIMENTO

Atualmente, a SH possui uma fábrica de 25 mil m² no Rio de Janeiro que alimenta uma rede distribuída por 11 estados brasileiros, mantendo unidades de negócios nas cidades de Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), Brasília (DF), Belém (PA), Recife (PE), Fortaleza (CE), Salvador (BA), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Vitória (ES) e Belo Horizonte (MG), todas com sistemas próprios para locação e venda de equipamentos, além de diversos distribuidores e representantes.

Com o ajuste do foco estratégico, o crescimento no último ano chegou a expressivos 20%, o que equivale – segundo revela o diretor de negócios da SH – a algo em torno de R$ 245 milhões, sendo aproximadamente R$ 22,5 milhões oriundos da unidade da empresa na Bahia. “Esse crescimento só foi possível porque a empresa desenvolveu equipamentos específicos para atender às obras de infraestrutura e de conjuntos habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida”, afirma Milech.