FECHAR
FECHAR
27 de março de 2013
Voltar
Empresa

Em busca de novos horizontes

Ao inaugurar nova fábrica no Brasil, a Ammann busca um lugar entre os líderes no segmento de equipamentos para construção de estradas na América Latina
Por Melina Fogaça

Com o objetivo de fortalecer seus negócios nos mercados emergentes, especialmente no Brasil, o grupo suíço Ammann inaugurou em março a primeira unidade da companhia na América Latina. Localizada na cidade de Gravataí, no Rio Grande do Sul, a fábrica representa uma aposta de peso em novos mercados da fabricante mundial de usinas e equipamentos para compactação e pavimentação de asfalto, que já conta com mais de 140 anos de atuação global. O projeto teve investimento total de R$ 15 milhões e a perspectiva é de que gere 40 novos empregos em sua fase inicial de operação.

De acordo com José Yepes, diretor de marketing e de pós-venda da Ammann, inicialmente a nova unidade da empresa atenderá os mercados da América Latina, incluindo países e regiões como México e Caribe. De saída, a ideia é produzir apenas produtos como usinas de asfalto, com peças-chaves provenientes da Suíça e incorporadas aos equipamentos que serão fabricados no Brasil. Em uma segunda fase, diz o executivo, a fábrica de Gravataí passará também a produzir pavimentadoras e rolos compactadores para a região, na qual a empresa até então tinha pouca presença efetiva.

“A Ammann é um fabricante tradicional de usinas de asfalto e uma das maiores especialistas do mundo em compactação”, afirma Yepes. “Há três anos, a empresa mudou sua estratégia, passando a ser um fabricante global, o que significa que agora atua para marcar presença em cada país do mundo.”

Com isso, a Ammann vive hoje uma fase acelerada de expansão e investimentos diluídos por vários países, com o intuito de consolidar a estratégia de ampliação e conquista progressiva de novos mercados. E a primeira providência para a concretização deste projeto foi a fundação da Ammann Latino América, nova subsidiária do grupo europeu que será responsável por todos os negócios na região. Especializado em equipamentos para construção de estradas (roadbuilding), o engenheiro brasileiro Gilvan Medeiros Pereira vem liderando a subsidiária desde 2011, quando assumiu a função de Chief Executive Officer (CEO).

PROXIMIDADE

Para Yepes, a presença da fábrica em solo brasileiro contribuirá para o crescimento da empresa, tanto no país quanto na América Latina em geral, fazendo com que a Ammann esteja cada vez mais próxima ao cliente e aumente a agilidade operacional. “Afinal, a presença de profissionais possibilita que, além da garantia de proximidade do idioma, o cliente solicite os serviços localmente, ao invés de pedir para países mais distantes”, diz ele.