FECHAR
FECHAR
07 de julho de 2017
Voltar
Vibroacabadoras

Efeitos da alta tecnologia

Além de permitirem larguras maiores de pavimentação, avanços conceituais aperfeiçoam o grau de compactação e o nivelamento das camadas de material asfáltico
Por Joás Ferreira

Em um fato nem sempre lembrado, as vibroacabadoras de asfalto preservam esse nome em referência ao sistema utilizado pelas máquinas mais antigas, ou seja, a vibração na mesa compactadora, por meio da qual a mistura asfáltica era aplicada. Nas duas últimas décadas, entretanto, houve significativos avanços em relação a essas funções básicas. Dentre as inovações que facilitaram a operação figuram o sistema de nivelamento, extensões mais largas de pavimentação e dispositivos de compactação da mesa.

De acordo com especialistas, o primeiro avanço significativo se deu na compactação do material asfáltico pela mesa. Além da vibração, foi criado um dispositivo conhecido como tamper, posicionado na parte frontal da mesa e que executa um movimento de subida e descida em alta velocidade. Isso auxilia na pré-compactação do material antes mesmo de passar pelas placas vibratórias, posicionadas ao fundo da mesa.

No Brasil, existem diversos fabricantes e fornecedores desse tipo de equipamento, como a Ciber, que oferece um modelo nacional, o AF 5000 Plus, dotado de mesa compactadora com vibração e tamper. Já a Vögele – empresa que, como a Ciber, também faz parte do Grupo Wirtgen – desenvolveu mesas especiais equipadas com barras de pressão para aplicações com alta compactação das camadas, sejam espessas ou de bases granulares.

Essas barras, segundo a empresa, estão posicionadas na borda das placas vibratórias, sendo acionadas hidraulicamente e exercendo grande força sobre o material pré-compactado. O grau de compactação depende de diversos fatores, mas pode chegar a 95% com a utilização dessas mesas, que estão disponíveis para as vibroacabadoras de grande porte da marca, a partir do modelo Super 1800-3.

Segundo a Ciber, o desenvolvimento das vibroacabadoras também permitiu que se alcançassem maiores larguras de pavimentação. Nesses casos, a mesa compactadora possui aberturas controladas hidraulicamente. Além disso, é possível instalar extensões mecânicas aparafusadas nos dois lados, aumentando a largura máxima de pavimentação. Cada modelo apresenta medidas próprias, cuja capacidade depende da potência do motor e do dimensionamento do sistema hidráulico. O modelo Super 1800-3, por exemplo, apresenta 6 m de abertura máxima hidráulica da mesa, mas com o uso de extensões mecânicas pode atingir 9 m de largura de pavimentação.

PRINCÍPIOS