FECHAR
FECHAR
28 de abril de 2010
Voltar
Espaço aberto

Dispositivo monitora falhas em rolamentos

Por meio de radiofrequência, o StatusCheck, fabricado pela Timken, informa o responsável pela instalação sobre as condições de operação do rolamento. Os dados são levantados a partir das variações dos níveis de vibração e de temperatura detectados. Dessa forma, problemas comuns nesses componentes, como desgaste, contaminação e falha de lubrifi cação, podem ser prevenidos, indicando o momento de reparo ou troca.

O equipamento envia os dados coletados para um controlador que os retransmite para um PC. Com a tecnologia, é possível utilizar até 99 transmissores para a leitura dos rolamentos de um só equipamento. Os dados são decodifi cados no computador por meio de um software que exibe as informações em tempo real, realiza seu armazenamento e dispara alarmes quando as condições de operação ultrapassam limites pré-estabelecidos. As mesmas informações podem ser enviadas para um smartphone.

De acordo com a Timken, o lançamento do StatusCheck é um dos pilares da sua nova estrutura, estabelecida após assumir integralmente as operações da joint-venture que mantinha com a Bardella. Agora, a empresa BT-Bardella Timken passa a ser uma unidade da Timken Serviços Industriais, tendo como foco os serviços de reparos em rolamentos industriais.

www.timkenservices.com.br