FECHAR
FECHAR
18 de novembro de 2013
Voltar
Lançamento

Cowdin apresenta escavadeira customizada

Personalizada para o mercado brasileiro, escavadeira Zoomlion ZE220E LC foi apresentada na inauguração de uma nova base da empresa em São Leopoldo (RS)

Multinacional com presença no Brasil, Argentina, Uruguai, Peru e Paraguai, a Cowdin oficializou recentemente sua base em São Leopoldo, na Região Metropolitana de Porto Alegre (RS).

A inauguração da filial, que agora passa a ser um braço da operação nacional sediada em São José (SC), teve como destaque a marca chinesa Zoomlion, que promoveu o lançamento para a região da escavadeira hidráulica ZE220E LC, um equipamento especialmente desenvolvido para o mercado brasileiro a partir de pesquisas realizadas com usuários pela própria Cowdin. “Fizemos um levantamento do que os clientes desejariam numa escavadeira e repassamos as características para a Zoomlion, que consolidou as informações na sua linha de produção”, explica Carlos Augusto Vieira, diretor-presidente da Cowdin Brasil.

Com capacidade para 22 toneladas, o equipamento possui concha de 1,20 m3 e carro alongado. Segundo o executivo, outro aspecto de destaque da máquina são os componentes, como o motor Cummins e a hidráulica original da marca Kawasaki. “A ZE220E LC foi realmente personalizada, incorporando o que há de mais adequado em outras escavadeiras utilizadas pelo mercado brasileiro”, descreve Vieira. “Trata-se de um equipamento com motor forte, combinado com sistemas que permitem uma operação de campo realmente bem mais econômica.”

ESTRUTURA

Reforçando uma tendência já corrente no país, o equipamento apresentado ao público gaúcho incorpora cabine operacional com ar condicionado, além de possuir painel de controle totalmente em português.

Com capacidade para 350 litros, o tanque de combustível é complementado por um conjunto de filtros, tanto para o combustível, como para o ar multiestágio e para o sistema hidráulico. O tanque do conjunto hidráulico, por sua vez, possui capacidade para 180 litros.

Na propulsão, a motorização Cummins original já está alinhada com os padrões de emissão Euro II e possui sistema de arrefecimento intermédio do tipo turbocharged, que segundo a Zoomlion visa a melhorar a taxa de compressão. Ainda de acordo com a fabricante, essas características garantem uma tomada de força com baixo consumo de combustível e baixa emissão de gases.

Equipada com caçamba de 1,20 m3, a ZE220E LC também incorpora um design mais eficiente, colocando em linha os dispositivos de óleo hidráulico do radiador e de ar frio. Com essa configuração, a limpeza dos componentes torna-se facilitada, diz a empresa. Outro aspecto de destaque é a adoção de uma base grafite autolubrificante, que prolonga o ciclo de funcionamento do dispositivo.