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Revista M&T - Ed.216 - Setembro 2017
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Lançamento

Caterpillar apresenta novo compactador pneumático

Agora produzido no Brasil, modelo CW34 chega ao mercado com a promessa de maior carga por roda, reduzindo o número de passadas ao atingir mais rapidamente o grau de compactação

Apresentado à imprensa durante evento realizado na fábrica de Piracicaba (SP), o compactador pneumático CW34 é a nova aposta da Caterpillar para o mercado de pavimentação nacional e da América Latina. Segundo a companhia, a produção começou em junho e, até meados de agosto, haviam sido vendidas dez unidades, cinco no país e cinco no restante do mercado latino-americano, que demanda cerca de 150 equipamentos do tipo por ano. Com o lançamento, a empresa passa a produzir no Brasil um modelo antes disponível apenas por meio de importação.

De acordo com o presidente da Caterpillar Brasil, Odair Renosto, o lançamento do CW34 é um marco, visto que a empresa ficou um bom tempo sem investir na área de pavimentação. “Essa nova máquina vai possibilitar que nossos clientes possam complementar sua linha de equipamentos”, explica. “Eles tinham oferta de compactadores de solo nacionais, mas não de asfalto. Assim, acabavam importando o que produzimos no exterior ou comprando da concorrência.”

Equipado com oito pneus, o CW34 pode ser utilizado para trabalhos que vão desde a compactação da sub-base até a aplicação da camada final de rolagem, a chamada capa asfáltica. Segundo a fabricante, a máquina é ideal para uso em construção e implementação de rodovias, recapeamentos, manutenções e compactação de base. Com seus oito pneus, gera maior carga por roda (exatamente 3,4 t, como denota o número 34 em seu nome), reduzindo o número de passadas ao atingir mais rapidamente o grau de compactação ideal.

A capacidade de os pneus frontais e traseiros oscilarem para frente, para trás e para os lados é outro diferencial que a empresa destaca no novo equipamento. De acordo com o gerente de marketing para a América Latina, Dave Gerding, essa característica melhora a distribuição das forças de compactação, diminuindo os vazios de ar e deixando a superfície da camada de asfalto mais uniforme e lisa. “Além disso, o compactador pneumático CW34 possui, como item opcional, sensores que informam em tempo real a temperatura da camada asfáltica”, acrescenta.

De acordo com Ismael Correa, especialista de produtos para pavimentação da Sotreq – distribuidora da marca Caterpillar no Brasil –, o CW34 traz outra característica extremame


Apresentado à imprensa durante evento realizado na fábrica de Piracicaba (SP), o compactador pneumático CW34 é a nova aposta da Caterpillar para o mercado de pavimentação nacional e da América Latina. Segundo a companhia, a produção começou em junho e, até meados de agosto, haviam sido vendidas dez unidades, cinco no país e cinco no restante do mercado latino-americano, que demanda cerca de 150 equipamentos do tipo por ano. Com o lançamento, a empresa passa a produzir no Brasil um modelo antes disponível apenas por meio de importação.

De acordo com o presidente da Caterpillar Brasil, Odair Renosto, o lançamento do CW34 é um marco, visto que a empresa ficou um bom tempo sem investir na área de pavimentação. “Essa nova máquina vai possibilitar que nossos clientes possam complementar sua linha de equipamentos”, explica. “Eles tinham oferta de compactadores de solo nacionais, mas não de asfalto. Assim, acabavam importando o que produzimos no exterior ou comprando da concorrência.”

Equipado com oito pneus, o CW34 pode ser utilizado para trabalhos que vão desde a compactação da sub-base até a aplicação da camada final de rolagem, a chamada capa asfáltica. Segundo a fabricante, a máquina é ideal para uso em construção e implementação de rodovias, recapeamentos, manutenções e compactação de base. Com seus oito pneus, gera maior carga por roda (exatamente 3,4 t, como denota o número 34 em seu nome), reduzindo o número de passadas ao atingir mais rapidamente o grau de compactação ideal.

A capacidade de os pneus frontais e traseiros oscilarem para frente, para trás e para os lados é outro diferencial que a empresa destaca no novo equipamento. De acordo com o gerente de marketing para a América Latina, Dave Gerding, essa característica melhora a distribuição das forças de compactação, diminuindo os vazios de ar e deixando a superfície da camada de asfalto mais uniforme e lisa. “Além disso, o compactador pneumático CW34 possui, como item opcional, sensores que informam em tempo real a temperatura da camada asfáltica”, acrescenta.

De acordo com Ismael Correa, especialista de produtos para pavimentação da Sotreq – distribuidora da marca Caterpillar no Brasil –, o CW34 traz outra característica extremamente importante como padrão. “Trata-se da balança digital, que possibilita que o operador monitore o peso real do equipamento”, aponta. “Com ela, não é necessário deslocá-lo até uma balança rodoviária para aferição de seu peso operacional.”

Peso que pode variar de 8,6 a 27 t, garças a um sistema de lastro modular composto de compartimentos livres (ou seja, vazios), que podem ser preenchidos com materiais que acrescentem peso à máquina, como, por exemplo, aço, areia e até água. O equipamento possui ainda um dispositivo de ajuste automático da pressão dos pneus, controlado a partir da cabine do operador, o que proporciona uma compactação mais uniforme em uma variedade de materiais. O CW34 pode ainda operar no modo econômico (Eco Mode), reduzindo o consumo de combustível em até 15%, diz a empresa.

Já para o operador, a Caterpillar assegura que o compactador pneumático CW34 oferece mais conforto e segurança. “A cabine é espaçosa e conta com assento deslizante e giratório de 90 graus para qualquer direção, garantindo ao profissional que a dirige mais conforto e controle da máquina”, afirma Correa. “O modelo tem ainda painel com tela LCD para acesso a todos os controles do equipamento e botões, simplificando a operação e o manuseio e assegurando um ambiente operacional mais simples e confortável ao operador.”

Tais características, como destaca Paulo Roese, especialista de produtos para pavimentação da Caterpillar, asseguram que o novo compactador atenda às exigências dos clientes do segmento de pavimentação, “que procuram flexibilidade, ótima visibilidade, eficiência de combustível, redução dos níveis de ruído e mais produtividade”.

CONJUNTURA

Apesar da instabilidade econômica que o país atravessa nos últimos anos, a Caterpillar observa que o mercado de pavimentação nacional tem crescido de forma constante na última década e meia, sem esgotar todo seu potencial. Em 2001, por exemplo, o país tinha 170,9 mil km de rodovias pavimentadas, extensão que havia aumentado para 210,6 mil km em 2015. E, de acordo com dados da Confederação Nacional dos Transportes (CNT), este número representa apenas 10% de toda a malha viária do país. O que significa que ainda há muita estrada para ser asfaltada.

Mas isso não ocorrerá tão em breve. De acordo com Renosto, o mercado brasileiro sofreu queda constante nos últimos três anos e ainda não mostra sinais claros de recuperação. “O que o governo tem feito, adotando essas medidas impopulares, como a reforma trabalhista e da previdência, e a queda das taxas de juros, pode trazer um pouco mais de confiança para os investidores”, diz o executivo. “Mas melhora real só esperamos para o segundo semestre do ano que vem.”

De acordo com ele, isso se deve à alta ociosidade atual dos clientes, principalmente as construtoras, que estão com um grande número de máquinas paradas. “Temos cliente com atividade zero, com todos os seus equipamentos inativos”, conta Renosto. “Demora um tempo até que voltem a trabalhar e façam novas aquisições.”

O único setor em que se observou um leve crescimento, de aproximadamente 15% em relação ao ano passado, foi o da mineração. “Isso na América Latina como um todo, incluindo o Brasil”, ressalva. “Mas já existem empresas voltando a comprar peças para manutenção.”

O cenário de crise, no entanto, não tem impedido a Caterpillar – e outras empresas do setor – de continuar investindo e lançando novos equipamentos. No próximo ano, por exemplo, a companhia antecipa que vai colocar no mercado mais dois compactadores de asfalto de rolo e uma pavimentadora. “Não há um momento certo para lançar um novo produto”, declara Renosto. “Precisamos trabalhar para ter ele pronto quando o cliente precisar.”

EMPRESA MANTÉM AGENDA DE LANÇAMENTOS

Segundo o presidente da Caterpillar Brasil, Odair Renosto, o lançamento de uma nova máquina leva até três anos de preparação. Assim, se a empresa esperar a economia se recuperar para colocar no mercado um novo equipamento, pode ser tarde demais. “Não nos preocupamos com o agora, mas estamos sempre pensando no futuro”, diz ele. “A estratégia da Caterpillar é pensar no longo prazo e estar pronta para a retomada da economia.”

Para o executivo, o Brasil continua sendo uma grande promessa, porque as obras de infraestrutura que precisam ser feitas estão represadas. “Vamos continuar investindo na nossa linha de produtos. Os novos equipamentos que vamos colocar no mercado em 2018 vão ampliar nossa linha de máquinas para pavimentação no Brasil e poderão ser adquiridos via Finame”, garante. “Além disso, vamos exportá-los para a América Latina, Europa e Estados Unidos.”

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