FECHAR
FECHAR
30 de abril de 2010
Voltar
Mercado

Bem-vindo ao mundo da tecnologia e sustentabilidade

M&T EXPO aquece os negócios no setor. Para os especialistas, a feira ocorre no melhor momento possível, seja porque possibilita acesso a tecnologias que ajudam os usuários de equipamentos a reduzir custos nas operações, ou porque ela se realiza exatamente

Um cenário econômico complexo marca a realização da M&T Expo 2009, no qual os sinais emitidos pelo mercado são confusos e de difícil interpretação. Diante do atual quadro de instabilidade, financistas, governantes e especialistas premiados com o Nobel de economia divergem sobre questões macroeconômicas, como as projeções de crescimento dos países, a extensão dos danos provocados pela quebra do mercado norte-americano de hipotecas imobiliárias e o antídoto para a crise financeira internacional.

No plano microeconômico a situação se repete e a opinião dos empresários oscila da profunda apreensão até o otimismo exacerbado, de acordo com o tipo de mercado em que atua a sua empresa. Características como a susceptibilidade do setor diante da queda dos preços internacionais das commodities e dos investimentos programados pelos governos em obras de infraestrutura – um caminho adotado por muitos países no combate à crise – determinam o grau de confiança de cada interlocutor.

No setor de equipamentos para construção o quadro não é diferente. Esta edição da revista M&T entrevistou mais de 60 executivos de grandes fabricantes do setor, todos expositores da M&T Expo 2009, e constatou um clima de otimismo diante das oportunidades geradas pelos investimentos do governo nas obras do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC). A maioria aponta queda no ritmo das atividades, mas muitos também projetam crescimento nas vendas em 2009, que em alguns casos chega a ser de dois dígitos – índice digno de ser comemorado por qualquer empresa, em qualquer situação econômica dentro da normalidade.

Comportamento do mercado

Em comum, a maioria dos executivos da indústria de equipamentos afirma que o desempenho esperado para este ano é satisfatório, mesmo aqueles que vislumbram redução no volume de vendas este ano. Nesse último caso, a avaliação positiva se deve ao fato de que a base de comparação é o ano de 2008, quando o setor registrou um pico de crescimento sem precedentes, que não pode ser usado como parâmetro para avaliações. Seja como for, o fato é que a M&T

Expo realiza-se num momento em que o mercado de máquinas para construção e mineração registra uma queda na demanda, após anos consecutivos de crescimento acelerado. Para muitos especialistas, o evento ocorre no momento certo, quando os usuários mais precisam de soluções tecnológicas para a otimização das operações e maior rentabilidade do negócio – o que pode ser encontrado mais facilmente numa vitrine como a M&T Expo.