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09 de abril de 2019
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Fabricante

Assistência inteligente

Com a promessa de ganhos nos ciclos de trabalho, sistema Co-Pilot de assistência ao operador chega aos equipamentos pesados disponibilizados pela Volvo CE na América Latina
Por Marcelo Januário (Editor)

Apresentado na bauma 2016, o sistema Co-pilot dá seu primeiro passo na América Latina com a introdução de versões para carregamento com pás carregadeiras e caminhões articulados, que em breve serão seguidos por outros equipamentos da marca.

Considerado a “ferramenta mais inovadora em HMI” do ano pela premiação Car HMI Awards de 2016 – que destaca soluções de interface homem-máquina em diversos segmentos da indústria –, o sistema foi desenvolvido pela Volvo CE em colaboração com a empresa CPAC System AB (controlada pelo próprio grupo e que desenvolve sistemas eletrônicos críticos para a segurança), sendo projetado para uso em diversas atividades, desde carregamento até pavimentação. “A Volvo CE estuda o mercado em cada região comercial para decidir o momento mais adequado de realizar seus lançamentos, considerando as adequações necessárias”, diz Boris Sánchez, gerente de suporte a vendas e aplicações da Volvo CE LA. “Adicionalmente, o display requer certificação junto a autoridades locais, o que é um requerimento legal nos mercados e está acontecendo em fases. No caso da América Latina, o Co-Pilot já obteve a certificação necessária nos mercados do Brasil, México, Chile e Peru.”

Tela do Load Assist exibe informações críticas da operação de carregamento com pás carregadeiras

Segundo a Volvo CE, que recentemente realizou uma demonstração do produto na fábrica de Pederneiras (SP), o sistema serve de base para diversas plataformas de assistência ao operador, cada uma delas com uma série crescente de aplicativos, que serão agregados aos poucos. No caso específico das pás carregadeiras L150H, L180H, L220H e L260H (que compõem a linha disponibilizada na América Latina), a plataforma Load Assist registra todas as informações de carga e exibe os dados em um display (semelhante a um tablet) instalado na cabina, além de incluir uma câmera de visibilidade traseira (sempre que a máquina está em marcha à ré, a imagem captada pela câmera aparece no monitor, mantendo simultaneamente a exibição dos dados do sistema de pesagem).

Indicado para aplicações de ciclo curto ou carregamento de caminhões, o Load Assist realiza o gerenciamento automático e em tempo real da operação de carregamento, dando acesso a dados sensíveis como o total de material transportado em toneladas, toneladas transportadas por litro de combustível e ciclos realizados, dentre outros. O material é pesado no momento da elevação da caçamba e, uma vez concluído o passe, a tela do monitor exibe os ciclos sequencialmente, além de tipo e ângulo de caçamba utilizada, inclinação da máquina em duas dimensões (lateral e longitudinal) e ciclos previstos e concluídos. A cada ciclo, o avanço do projeto é atualizado na tela. “Todas as cargas levadas nos ciclos de carregamento são registradas no sistema, acumulando-se desde o momento em que o sistema é zerado”, explica Sánchez.