FECHAR
FECHAR
27 de março de 2013
Voltar
Empresa

Aposta na proximidade

A Auxter encerrou o ano com 10 filiais em São Paulo, mantendo-se como a distribuidora com o maior número de unidades no estado mais rico da federação

Em 2012, malgrado o estancamento do setor, especialmente para as máquinas da Linha Amarela, a distribuidora Auxter Soluções em Máquinas e Equipamentos alcançou vários dos objetivos de crescimento e consolidação estipulados para o ano.

De fato, o faturamento da empresa decresceu em relação a 2011 a empresa obteve R$ 180 milhões, 14% abaixo da expectativa inicial de R$ 210 milhões –, mas o presidente da empresa, Célio Ribeiro, acredita que mesmo assim o balanço foi positivo, pois esse número não inclui o faturamento de uma marca descontinuada de empilhadeiras ou mesmo da nova parceria com a Mitsubishi Forklift Trucks.

Fechado recentemente, o acordo com a fabricante japonesa inclui a distribuição de empilhadeiras, tanto elétricas como de combustão interna. De acordo com o executivo da Auxter, até o final do semestre serão importadas cerca de 370 empilhadeiras, inicialmente de 1,5 a 7 t, sendo que, após os dois primeiros anos, a linha será ampliada para modelos de até 17 t.

“O objetivo dessa parceria é fazer com que a Auxter conquiste um market share de 10% no setor de empilhadeiras nos próximos dois anos”, diz ele.

AVANÇO

Além dos resultados financeiros, como ressalta Ribeiro, o ano passado foi um período de reestruturação para a empresa, no qual foram lançados planos estratégicos como a expansão do número de filiais dentro do estado de São Paulo, o principal mercado consumidor do país. Desde 2002, quando foi fundada, a Auxter já inaugurou 10 filiais em território paulista. “Nesse sentido, nosso principal objetivo é sempre estarmos a menos de 100 quilômetros em relação aos nossos clientes”, diz o executivo.

Segundo ele, em 2011 a empresa possuía seis unidades no estado, situadas na capital e nas cidades de Araçatuba, Sumaré, Campinas, Ribeirão Preto e Osasco. Com o plano de expansão em andamento, só no último ano a Auxter inaugurou mais quatro filiais, localizadas em Taubaté, São José do Rio Preto, Bauru e Praia Grande.

Com isso, a presença da empresa na região quase dobrou em número de municípios em dois anos, o que efetivamente ocorrerá agora em 2013, quando a empresa pretende lançar mais duas filiais. “As nossas lojas estão estrategicamente posicionadas no estado, visando a atender de forma mais rápida e econômica os usuários dos equipamentos, sendo que o grande diferencial da empresa continua sendo o atendimento pós-venda”, diz Ribeiro.