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Revista M&T - Ed.248 - Outubro 2020
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A Era das Máquinas

A invasão chinesa – Parte 1

Por Norwil Veloso

A carregadeira LiuGong Z435, o primeiro modelo articulado produzido na China

Nas últimas décadas, a China vem se tornando uma potência mundial em todas as áreas. Como não poderia deixar de ser, isso também vem ocorrendo com os equipamentos de construção, setor em que a penetração oriental é cada vez maior, sobretudo no que se refere a máquinas com menos tecnologia – um segmento de mercado batizado genericamente de “simple tech”.

Mas, para o futuro, a presença do gigante asiático não deve permanecer apenas nessa faixa. Afinal, a evolução do “Made in China” para o “Created in China” vem sendo rápida e representativa, com diversas empresas surgindo no setor com forte influência e competitividade internacionais, como podemos observar neste artigo e na sua sequência, a ser publicada na próxima coluna.

LIUGONG

A líder da indústria chinesa de pás carregadeiras lançou sua primeira máquina – a Z435 – em outubro de 1966, recebendo a certificação nacional dois anos depois. Em 1971, a empresa lançou a primeira carregadeira articulada da China, a Z450 e, em 1975, lançou a maior máquina até então produzida naquele país, a ZL90, além da carregadeira subterrânea ZL50, que veio a se tornar o piloto da série ZL de carregadeiras.

Em 1979, estabeleceu uma parceria com a Caterpillar, que durou mais de 20 anos. No período conhecido por “8-year effort” (esforço de 8 anos), a empresa enviou para a Caterpillar mais de dez equipes com mais de 100 membros para treinamento em tecnologias avançadas de produção, gerenciamento, vendas e P&D. A LiuGong seria profundamente impactada por essa parceria, que alterou significativamente sua filosofia de produção e P&D, em uma influência que persiste até hoje.

Em 1992, a empresa passou por uma reestruturação corporativa e, em 1993, incorporou a


A carregadeira LiuGong Z435, o primeiro modelo articulado produzido na China

Nas últimas décadas, a China vem se tornando uma potência mundial em todas as áreas. Como não poderia deixar de ser, isso também vem ocorrendo com os equipamentos de construção, setor em que a penetração oriental é cada vez maior, sobretudo no que se refere a máquinas com menos tecnologia – um segmento de mercado batizado genericamente de “simple tech”.

Mas, para o futuro, a presença do gigante asiático não deve permanecer apenas nessa faixa. Afinal, a evolução do “Made in China” para o “Created in China” vem sendo rápida e representativa, com diversas empresas surgindo no setor com forte influência e competitividade internacionais, como podemos observar neste artigo e na sua sequência, a ser publicada na próxima coluna.

LIUGONG

A líder da indústria chinesa de pás carregadeiras lançou sua primeira máquina – a Z435 – em outubro de 1966, recebendo a certificação nacional dois anos depois. Em 1971, a empresa lançou a primeira carregadeira articulada da China, a Z450 e, em 1975, lançou a maior máquina até então produzida naquele país, a ZL90, além da carregadeira subterrânea ZL50, que veio a se tornar o piloto da série ZL de carregadeiras.

Em 1979, estabeleceu uma parceria com a Caterpillar, que durou mais de 20 anos. No período conhecido por “8-year effort” (esforço de 8 anos), a empresa enviou para a Caterpillar mais de dez equipes com mais de 100 membros para treinamento em tecnologias avançadas de produção, gerenciamento, vendas e P&D. A LiuGong seria profundamente impactada por essa parceria, que alterou significativamente sua filosofia de produção e P&D, em uma influência que persiste até hoje.

Em 1992, a empresa passou por uma reestruturação corporativa e, em 1993, incorporou a Guangxi Liugong Machinery Corporation, tornando-se a primeira empresa da China a lançar suas ações na Bolsa de Shenzen.

Após o ano 2000, utilizando uma política independente de P&D, fusões e aquisições, a fabricante começou a diversificar sua linha, passando a produzir escavadeiras, máquinas compactas, carregadeiras, fresadoras, tratores, motoniveladoras, empilhadeiras, guindastes, compactadores, máquinas para pavimentação e concreto, soluções de cravação de estacas e mineração, motores e peças.

A estratégia de entrada no mercado internacional foi lançada uma década depois, tornando a LiuGong a pioneira também nessa área. Envolvendo marketing externo, fabricação externa e aquisições, o processo de internacionalização iniciou-se com a instalação de uma subsidiária na Austrália (em 2004) e a implantação da primeira fábrica na Índia (em 2008).

Posteriormente, com a aquisição da fabricante polonesa HSW Dressta (em 2012), desenvolveu parcerias com empresas como Cummins (2011) e ZF (2012), para o desenvolvimento e fabricação de motores, transmissões e eixos, além de uma parceria com a Metso (2014) para produção de equipamentos móveis de britagem, o que resultou na inauguração de uma fábrica no Brasil (2015). Em 2012, já atuava em mais de 130 países, com duas fábricas fora da China e sete centros de distribuição de peças. Em 2015, inaugurou seu Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Liuzhou, investindo pesado na qualidade e evolução de seus produtos.

SANY

Iniciou suas atividades em 1989 como uma pequena oficina de soldas. Atualmente, possui cinco fábricas na China e quatro bases de fabricação e P&D nos Estados Unidos, Alemanha, Índia e Brasil. Sua produção compreende equipamentos para concreto, escavação, manuseio de carga, cravação de estacas e construção de portos e rodovias, além de turbinas eólicas.
Sua primeira bomba de concreto foi lançada em 1994, seguida por modelos maiores. Em 2007, produziu a bomba com a lança mais longa do mundo (66 m), batendo seu próprio recorde (72 m) em 2009. Em 2011, lançou uma bomba de concreto com lança de 86 m.

Em 2000, lançou a primeira motoniveladora totalmente hidráulica, seguida em 2003 pela primeira acabadora de asfalto e, em 2005, pela primeira fresadora da marca. Naquele mesmo ano, ingressou na linha de equipamentos para manuseio de cargas em portos. Em 2008, lançou uma perfuratriz hidráulica pesada, a maior fabricada na China, ao lado do primeiro guindaste de 1.000 ton. Um ano depois, lançou a primeira escavadeira híbrida da China.

Em 2012, a Sany adquiriu a Putzmeister, tradicional fabricante alemã de bombas para concreto, estabelecendo uma joint-venture com a Palfinger no ano seguinte.

SDLG

Foi fundada em 1972 com o nome de Linyi Machinery Factory. No ano seguinte, iniciou a produção do martelo pneumático C41-400 e, em 1974, do carregador pneumático ZYG-12G. E, em dezembro de 1976, foi lançada a carregadeira Z450-3M3.

Um ano após a reestruturação da empresa, ocorrida em 1978, a carregadeira ZL40 foi lançada e aprovada em avaliação de nível nacional. Em 1985, a carregadeira ZL50 foi lançada e também aprovada na avaliação do Ministério da Indústria de Construção de Máquinas. No ano seguinte, a empresa desenvolveu com sucesso a empilhadeira para todo terreno CL-J-8A.

Em 1994, foi desenvolvida a primeira escavadeira da marca, juntamente com a Komatsu. No ano seguinte, recebeu a licença do Ministério da Indústria de Máquinas para a exportação de seus produtos, ratificada pelo Ministério de Comércio Exterior e Cooperação Econômica em 1999.

Em 1996, a Shandong Lingong colocou em produção experimental a escavadeira PC120, que entrou em produção no ano seguinte. Em 1999, desenvolveu as escavadeiras LG120 e R924. Pouco tempo depois, o projeto das escavadeiras hidráulicas de pneus LG120W foi incluído no Programa de Inovação Tecnológica de 2002. Em 1998, recebeu a certificação ISO 9001.

A primeira bomba de concreto da Sany foi lançada em 1994, criando uma tradição da marca chinesa

Após a empresa implantar um conjunto de reformas internas e alterar seu mecanismo operacional (2000), a marca SDLG (Shandong Lingong Construction Machinery Co.) passou a ser colocada oficialmente em uso. Em 2005, foi colocado em produção o SDLG Industrial Park, enquanto a escavadeira LGB680 foi aprovada na avaliação provincial. Em 2006, foi assinado um acordo de cooperação com a Volvo CE, que assumiria o controle. da empresa.

A primeira escavadeira de tamanho médio, a LG6220, foi lançada com sucesso em 2008, enquanto o projeto da carregadeira LG979 foi aprovado na avaliação provincial. No mesmo ano, foi realizada uma nova conferência de estratégia da marca, cujo conceito central passou a ser “Confiabilidade em Ação”.

Em 2013, foi oficializada a entrada dos produtos SDLG nos mercados europeu e americano, além de ser inaugurada uma fábrica no Brasil, para a produção da escavadeira LG6210E. No ano seguinte, a empresa expôs na bauma China e inaugurou um centro de treinamento em Dubai (EAU), para acelerar a globalização da marca.

Primeira escavadeira de tamanho médio da SDLG, o modelo LG6220 foi lançado em 2008

Na BICES 2015, a empresa exibiu sua nova geração de carregadeiras e escavadeiras da Série F. Em 2016, entrou em operação sua Base de Treinamento no Brasil, a terceira fora da China.

No próximo artigo, abordaremos outros fabricantes chineses que vêm se destacando no mercado exportador.

Leia na próxima edição:
A invasão chinesa – Parte 2

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