P U B L I C I D A D E

ABRIR
FECHAR

P U B L I C I D A D E

ABRIR
FECHAR
Revista M&T - Ed.185 - Novembro 2014
Voltar
Momento M&T Expo

A evolução da indústria

Ao completar 20 anos, evento da Sobratema consolida-se como principal vitrine de tecnologia, conhecimento e negócios do mercado nacional de equipamentos móveis

A contribuição da M&T Expo (9ª Feira e Congresso Internacionais de Equipamentos para Construção e 7ª Feira e Congresso Internacionais de Equipamentos para Mineração) para a evolução tecnológica do setor pode ser aferida pela quantidade de lançamentos e tendências apresentados no evento. Afinal, é durante a feira que o mercado pode conhecer inovações que, em pouco tempo, passam a ser amplamente utilizadas pelo setor, como já ocorreu com as máquinas de cabine fechada, por exemplo, ou mesmo projetos revolucionários em equipamentos, atualmente absolutamente disseminados, como escavadeiras hidráulicas, motoniveladoras articuladas, equipamentos compactos e minicarregadeiras com elevação vertical Super Boom, dentre outros padrões que literalmente mudaram a história da indústria.

Em paralelo a esse papel de vitrine de tecnologia e inovações para o segmento, com o tempo a M&T Expo também adquiriu um viés mais econômico, ao constituir-se como um fator de confiança para os empresários e um termômetro que permite mensurar o ânimo do mercado, uma vez que os expositores preparam lançamentos para a feira e os compradores aguardam sua realização para conhecer as novidades, fechando a compra de novos equipamentos ou finalizando negócios já iniciados.

Isso pode ser comprovado pela edição de 2009 da exposição, que gerou um volume de negócios estimado em R$ 1 bilhão. “Esse foi o auge da M&T Expo, quando os expositores salvaram o ano com vendas abundantes durante o evento”, rememora José Alberto Moreira, diretor geral da Machbert. “Naquele ano, diversos países sofriam com os reflexos da crise econômica e a feira significou um verdadeiro divisor de águas, a ‘virada’ que o mercado buscava e necessitava.”

DIFERENCIAIS

Essas duas características, inclusive, constituem a pedra de toque da campanha de comunicação e marketing da M&T Expo 2015. “De fato, são diferenciais importantes do evento, que definem com muita clareza o seu papel relevante para o setor”, afirma Hugo José Ribas Branco, diretor de operações e feiras da Sobratema, realizadora da feira. Além desses dois pilares, ainda estarão em destaque os 20 anos da feira, marco que será celebrado durante sua realização, de 9 a 13


A contribuição da M&T Expo (9ª Feira e Congresso Internacionais de Equipamentos para Construção e 7ª Feira e Congresso Internacionais de Equipamentos para Mineração) para a evolução tecnológica do setor pode ser aferida pela quantidade de lançamentos e tendências apresentados no evento. Afinal, é durante a feira que o mercado pode conhecer inovações que, em pouco tempo, passam a ser amplamente utilizadas pelo setor, como já ocorreu com as máquinas de cabine fechada, por exemplo, ou mesmo projetos revolucionários em equipamentos, atualmente absolutamente disseminados, como escavadeiras hidráulicas, motoniveladoras articuladas, equipamentos compactos e minicarregadeiras com elevação vertical Super Boom, dentre outros padrões que literalmente mudaram a história da indústria.

Em paralelo a esse papel de vitrine de tecnologia e inovações para o segmento, com o tempo a M&T Expo também adquiriu um viés mais econômico, ao constituir-se como um fator de confiança para os empresários e um termômetro que permite mensurar o ânimo do mercado, uma vez que os expositores preparam lançamentos para a feira e os compradores aguardam sua realização para conhecer as novidades, fechando a compra de novos equipamentos ou finalizando negócios já iniciados.

Isso pode ser comprovado pela edição de 2009 da exposição, que gerou um volume de negócios estimado em R$ 1 bilhão. “Esse foi o auge da M&T Expo, quando os expositores salvaram o ano com vendas abundantes durante o evento”, rememora José Alberto Moreira, diretor geral da Machbert. “Naquele ano, diversos países sofriam com os reflexos da crise econômica e a feira significou um verdadeiro divisor de águas, a ‘virada’ que o mercado buscava e necessitava.”

DIFERENCIAIS

Essas duas características, inclusive, constituem a pedra de toque da campanha de comunicação e marketing da M&T Expo 2015. “De fato, são diferenciais importantes do evento, que definem com muita clareza o seu papel relevante para o setor”, afirma Hugo José Ribas Branco, diretor de operações e feiras da Sobratema, realizadora da feira. Além desses dois pilares, ainda estarão em destaque os 20 anos da feira, marco que será celebrado durante sua realização, de 9 a 13 de junho de 2015, no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center, na capital paulista.

Com o slogan “A feira onde os negócios acontecem”, a campanha reforça justamente a proposta da M&T Expo de ser um evento com o objetivo de apresentar inovação e tecnologia direcionadas para o desenvolvimento de negócios e relacionamento. “A evolução tecnológica aplicada ao mercado traz muitos benefícios para o mercado, como o aumento de produtividade, a redução de custos e o menor impacto ambiental”, afirma Ribas. “E é isso que a feira historicamente tem levado ao setor durante esse período.”

Segundo Shannon Santucci, diretor comercial da Air Service, a M&T Expo também representa uma plataforma de visibilidade para os fabricantes nacionais, que podem mostrar seus produtos para o mercado brasileiro e internacional. “Por isso, entre as edições da feira sempre trabalhamos pesado para apresentar alguma novidade em relação ao nosso equipamento ou à tecnologia”, revela. “Até porque o volume de produtos comercializado durante a exposição demonstra a penetração e importância da M&T Expo.”

Em 2015, também serão divulgadas as experiências dos empresários que vêm participando da feira ao longo dessas duas décadas, evidenciando como a data é significativa para a Sobratema – idealizadora e promotora da M&T Expo –, para as empresas expositoras e para o mercado. Nesse sentido, uma das iniciativas desbravadoras foi a publicação de depoimentos nas edições de setembro e outubro de M&T, que entrevistou empresas apoiadoras do evento desde a primeira edição.

CONHECIMENTO

Outra novidade da M&T Expo 2015 é que, a partir desta edição, passa a incorporar o Congresso ao próprio título do evento, reforçando assim a proposta de propiciar ao visitante um ambiente de amplo acesso à informação, difusão de novas tecnologias e conhecimentos do segmento.

De acordo com Ribas, a alteração no nome é coerente com o fato de que, em todas as edições, a M&T Expo nunca deixou de promover seminários, congressos e encontros técnicos, que são considerados de extrema importância para a disseminação de informações que agreguem valor e contribuam para o crescimento profissional dos participantes. “Essa mudança vem ao encontro da proposta do evento e da própria missão da Sobratema”, destaca o diretor.

Na edição de 2015, o Congresso contará com seminários e palestras que debaterão temas relacionados ao setor de máquinas e equipamentos para construção, mineração e agronegócio, como desenvolvimento tecnológico, sustentabilidade, segurança, qualificação profissional, tendências de mercado e outros. O objetivo é atender às expectativas do público, majoritariamente composto por executivos, empresários, engenheiros, técnicos e profissionais dos principais fabricantes, distribuidores e locadores de equipamentos, mas também representantes de construtoras, mineradoras, pedreiras, entidades setoriais e órgãos governamentais.

COLABORAÇÃO

Assim como a campanha de comunicação e marketing da feira destacará o desenvolvimento de tecnologias para fomentar novos negócios e relacionamentos, a campanha criada para o Congresso ressaltará seu relevante papel na democratização do conhecimento e troca de informações e experiências entre os profissionais. Até por isso, o slogan escolhido para a campanha é “Aqui o setor de desenvolve”, em referência aos esforços para a evolução técnica do setor de equipamentos para construção, mineração e agricultura.

A difusão de conhecimento, aliás, é um dos pontos altos da feira. Para Raymond Bales, gerente de contas da área de infraestrutura e construção global da Caterpillar, as sessões de seminários e treinamentos oferecidos durante a M&T Expo são altamente informativas, ajudando a promover o uso de novas tecnologias na indústria. “De fato, trata-se do tipo de evento extremamente valioso para desenvolver toda a indústria, fomentando melhores práticas e maior colaboração entre os diferentes participantes”, finaliza.

 

 

P U B L I C I D A D E

ABRIR
FECHAR

P U B L I C I D A D E

P U B L I C I D A D E