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Revista M&T - Ed.281 - Fev/Mar - 2024
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ENTREVISTA — Daniel Poll

“A diversificação permite enfrentar as flutuações”

Completando 50 anos no Brasil em 2024, o Grupo Liebherr já vivenciou diversos ciclos econômicos ao longo desse meio século de atividades. Segundo Daniel Poll, diretor comercial e de pós-vendas da Liebherr Brasil, nesse período a empresa jamais deixou de acreditar no potencial de crescimento do país, em especial na construção, mineração e agricultura.

“Ao longo dessa trajetória de 50 anos no Brasil, destacamos a resiliência, a flexibilidade e a solidez de nossos negócios no país”, comenta. “Também temos orgulho da nossa capacidade e agilidade de adaptação ao mercado, fornecendo soluções de alta qualidade e que agregam valor aos nossos clientes.”

Graduado em International Business Administration pela Catholic University of Eichstaett, na Alemanha, Polll acumula duas décadas de experiência na área de vendas.

Na Liebherr, a trajetória profissional teve início na área comercial da divisão de guindastes móveis sobre esteiras e pneus, progredindo para posições de liderança em outras divisões do grupo, como mineração e guindastes marítimos. Desde 2021, o executivo atua como diretor comercial e de pós-vendas na Liebherr Brasil, liderando as iniciativas de vendas e atendimento ao cliente no país.

Em entrevista exclusiva concedida à Revista M&T, Poll avalia as potencialidades do mercado brasileiro, cita os recentes lançamentos de equipamentos da marca no país e comenta a estratégia de diversificação da empresa, dentre outros assuntos.

“Considerando o cenário, estamos satisfeitos com o resultado em 2023, mantendo o market share na maioria das linhas de produtos”, afirma. “Destacamos o crescimento na área de mineração, com a venda de várias escavadeiras novas com peso operacional entre 250 t e 400 t.”

Acompanhe.

• Como avalia o ano de 2023 em termos comerciais para a empresa?

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Completando 50 anos no Brasil em 2024, o Grupo Liebherr já vivenciou diversos ciclos econômicos ao longo desse meio século de atividades. Segundo Daniel Poll, diretor comercial e de pós-vendas da Liebherr Brasil, nesse período a empresa jamais deixou de acreditar no potencial de crescimento do país, em especial na construção, mineração e agricultura.

“Ao longo dessa trajetória de 50 anos no Brasil, destacamos a resiliência, a flexibilidade e a solidez de nossos negócios no país”, comenta. “Também temos orgulho da nossa capacidade e agilidade de adaptação ao mercado, fornecendo soluções de alta qualidade e que agregam valor aos nossos clientes.”

Graduado em International Business Administration pela Catholic University of Eichstaett, na Alemanha, Polll acumula duas décadas de experiência na área de vendas.

Na Liebherr, a trajetória profissional teve início na área comercial da divisão de guindastes móveis sobre esteiras e pneus, progredindo para posições de liderança em outras divisões do grupo, como mineração e guindastes marítimos. Desde 2021, o executivo atua como diretor comercial e de pós-vendas na Liebherr Brasil, liderando as iniciativas de vendas e atendimento ao cliente no país.

Em entrevista exclusiva concedida à Revista M&T, Poll avalia as potencialidades do mercado brasileiro, cita os recentes lançamentos de equipamentos da marca no país e comenta a estratégia de diversificação da empresa, dentre outros assuntos.

“Considerando o cenário, estamos satisfeitos com o resultado em 2023, mantendo o market share na maioria das linhas de produtos”, afirma. “Destacamos o crescimento na área de mineração, com a venda de várias escavadeiras novas com peso operacional entre 250 t e 400 t.”

Acompanhe.

• Como avalia o ano de 2023 em termos comerciais para a empresa?

Esperávamos o ano de 2023 mais aquecido do que o ano anterior. Contudo, assim como todo o mercado de equipamentos, o ano se desenvolveu um pouco aquém do esperado. Nossa projeção de encerrar o ano em um patamar similar a 2022 se confirmou.

• Qual é a expectativa de números para a construção e a mineração?

Considerando o cenário, estamos satisfeitos com o resultado, mantendo o market share na maioria das linhas de produtos. Destacamos o crescimento na área de mineração, com a venda de várias escavadeiras novas com peso operacional entre 250 t e 400 t.

• Pode traçar uma avaliação dos setores em que atuam?

O Grupo Liebherr tem quase 75 anos e, no Brasil, completamos 50 anos agora em 2024. Ao longo desses anos, desenvolvemos 11 dos 13 segmentos de produtos do grupo aqui no Brasil. Essa diversificação estratégica proporciona muita segurança e estabilidade para enfrentarmos as flutuações do mercado e mudanças nos ciclos econômicos.


Fabricado no Brasil, modelo L580 está entre os destaques da marca na linha de pás carregadeiras

• Quais são as novidades mais recentes em termos de produtos?

Tivemos lançamentos importantes em diferentes áreas de negócio. Recentemente, lançamos a nova geração de escavadeiras sobre esteiras com a nova R 945 SME, de 50 t e caçamba padrão de 3 m³. A nova geração entrega ainda mais eficiência operacional ao cliente, oferecendo alta performance e o melhor consumo de combustível da categoria. Toda a linha de pás carregadeiras fabricadas no Brasil (L 538 Plus, L 550 e L580, com cargas de tombamento de 8.000 kg a 19.830 kg) também passou por uma mudança de geração e, agora, as máquinas contam com mais tecnologias embarcadas, como câmeras e balanças integradas. Essa linha mantém seu posicionamento mais econômico do mercado, com aproximadamente 25% a menos de consumo de combustível e desgaste de freios e pneus.

• Quais são os destaques das áreas de guindastes e mineração?

Em 2023, lançamos o LR 1700-1.0W, um equipamento adequado especialmente para a construção e manutenção de parques eólicos. Na mineração, lançamos a sucessora da bem-sucedida escavadeira R 9250. A R 9300 veio complementar o portfólio de escavadeiras da linha branca, na classe de 250 t, entregando mais produtividade, menor consumo de combustível e melhor eficiência operacional. Em outubro, a Liebherr entregou o primeiro caminhão T 264 para a mina Eliwana, da Fortescue, na Austrália. O veículo integra um acordo de fornecimento de. 120 caminhões Zero Emission até 2030. As unidades iniciais são movidas a diesel, mas posteriormente serão convertidas para a solução de bateria interna, antes do final da década.

• Qual equipamento vem tendo o melhor desempenho em vendas no país?

Em movimentação de terra, o destaque são as pás carregadeiras, que são reconhecidas pelo menor consumo de combustível do mercado. Já na divisão de guindastes, destacamos os guindastes portuários, inclusive com a recente chegada a Manaus de seis unidades do maior guindaste portuário sobre píer flutuante do portfólio (LBS 800). Na área de guindastes móveis sobre esteiras e pneus, o destaque do ano foi o modelo rough-terrain, para terrenos acidentados. Na área de tecnologia do concreto, destacamos as betoneiras HTM 804, de 8 m³, que são líderes de mercado.

• Como a empresa trabalha a distribuição desses produtos?

Mantemos nossa estratégia de venda direta, assim como o atendimento de pós-venda diretamente de fábrica. Assim, garantimos a proximidade e atendimento direto ao cliente, fortalecendo as relações e proporcionando confiabilidade à nossa marca.

• Como a fabricante acompanha as tendências tecnológicas de descarbonização?

Nossa engenharia vem praticamente das nossas coligadas na Europa. Já atendemos aos mercados mais regulados com os produtos desenvolvidos para aquelas regiões. Seguimos todas as diretrizes e metas estabelecidas no Acordo de Paris. Esse tema é orgânico, ou seja, está em constante análise e desenvolvimento. Estamos desenvolvendo soluções que atendam às diferentes tendências de motorização atuais, seja com eletrificação ou combustíveis limpos. O fato é que estamos preparados para atender a demanda do cliente, com soluções diversas e que façam sentido para a sua operação.


Segundo o diretor, a fabricante acompanha às diferentes tendências de
motorização, incluindo eletrificação e combustíveis limpos

• O que poderia impulsionar ainda mais a mecanização das atividades?

Sabemos o quanto a mecanização tem impacto positivo em termos de produtividade e segurança nas operações. Mas ainda temos um amplo campo a ser explorado no sentido da mecanização, especialmente na área de construção. No exterior, é comum ver máquinas operando em frentes que aqui são executadas por equipes humanas. A transformação é cultural, demandando investimentos em capacitação e treinamento para impulsionar essa abordagem.

• Ao completar 50 anos no país, qual é o principal destaque ao longo desse período?

Ao longo dos 50 anos de trajetória no Brasil, destacamos a resiliência, a flexibilidade e a solidez de nossos negócios no país. Orgulhamo-nos da nossa capacidade de adaptação com agilidade ao mercado nacional, fornecendo soluções de alta qualidade e que agregam valor aos nossos clientes. Enfrentamos as mudanças do mercado e as oscilações econômicas, sempre focando no cumprimento dos contratos e na entrega de produtos e serviços com a qualidade esperada por nossos clientes. Acreditamos no potencial do Brasil e continuamos a investir nesse mercado promissor.

• Aliás, qual é a importância do mercado brasileiro para a empresa?

Nossa planta em Guaratinguetá (SP) é a única unidade fabril da Liebherr na América do Sul. O Brasil tem proporções continentais e sabemos que o potencial de crescimento é enorme. Reconhecemos os desafios, como os ciclos econômicos mais curtos, mas também enxergamos um vasto potencial de crescimento, especialmente em termos de mecanização nas atividades de construção, mineração, agricultura e outras indústrias. A diversidade de soluções exigidas pelo país alinha-se com a expertise da Liebherr, ou seja, estamos comprometidos em oferecer inovação e qualidade em todos esses setores, contribuindo não apenas para o desenvolvimento do mercado, mas também consolidando nossa posição como parceiros confiáveis para as demandas do Brasil.

• Qual é o papel da engenharia de serviços dentro da empresa?

No Brasil, oferecemos um serviço completo para o cliente em todos os segmentos que atendemos, seja para produtos importados ou nacionais. Temos uma equipe de vendas qualificada e consultiva, que entende as necessidades dos clientes e oferece as melhores soluções. Também contamos com um pós-venda estruturado e efetivo, que abrange desde o treinamento de operação e manutenção dos produtos, podendo ser realizado in company ou na fábrica, até o atendimento de campo (assistência técnica, manutenções preventivas e corretivas das máquinas), além de oficinas de serviço.


Capacidade de adaptação ao mercado nacional
é uma marca dos 50 anos da Liebherr no país, diz Poll

• Quais são os principais serviços oferecidos?

Nessas oficinas, realizamos serviços de reforma de componentes e de equipamentos completos. Temos uma área dedicada para a reforma de betoneiras, uma para os equipamentos de movimentação de terra, manipuladores de materiais e máquinas de mineração, enquanto outra é dedicada à remanufatura de máquinas de engrenagens e, por fim, uma área exclusiva para a engenharia de serviços em guindastes móveis sobre esteiras e pneus. Para a área de guindastes móveis sobre esteiras e pneus, especificamente, ainda disponibilizamos acesso à rede global de máquinas usadas. Dependendo da necessidade, acionamos essa rede e auxiliamos o cliente na aquisição. Os guindastes são inspecionados pela Liebherr, sendo fornecidos com um relatório completo que assegura a boa operação dos equipamentos.


​​​​​​​Saiba mais:
Liebherr:
www.liebherr.com.br

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