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27 de outubro de 2011
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Especial - Edição 150

A consolidação da principal revista do setor

Em 150 edições, publicadas ininterruptamente desde o ano de 1989, a M&T retrata a evolução do mercado brasileiro de equipamentos de um período fechado às importações para a era das máquinas informatizadas e da economia global

Corria o ano de 1989 e os índices de inflação da economia, que chegaria ao recorde de 2.750% naquele ano, inviabilizavam qualquer política de gestão eficiente entre as empresas brasileiras. Companhias multinacionais instaladas no país se esforçavam para entender como as operações poderiam se manter em um ambiente caracterizado por tamanha desorganização econômica. As empresas nacionais, por sua vez, sobreviviam ao caos substituindo os esforços produtivos pelos ganhos fáceis proporcionados pela especulação financeira.

Nesse cenário, em que o país se mantinha fechado às importações e qualquer reparo em um equipamento de grande porte exigia o desenvolvimento de soluções caseiras, nasceu a revista M&T. Diante das dificuldades comuns na gestão e manutenção da frota de equipamentos, um grupo de profissionais de grandes construtoras havia se unido, alguns meses antes, para fundar uma associação que promovesse o intercâmbio de conhecimento e experiência entre os diversos agentes do mercado.

Dessa iniciativa nasceu a Sobratema e seus fundadores logo perceberam que a difusão das informações exigiria a edição de uma publicação especializada. Dessa forma, a M&T foi lançada como veículo oficial daquela recém fundada associação, transformando-se na primeira publicação brasileira do setor de equipamentos para construção. “A ideia surgiu a partir de conversas informais e as primeiras edições foram fruto do trabalho voluntário de diversos profissionais do setor”, recordou anos depois Jader Fraga dos Santos, primeiro presidente da Sobratema e um dos entusiastas daquela iniciativa.

Marcas do passado

Para cumprir seu papel de levar informações a um mercado carente de soluções, a M&T nasceu com um forte cunho técnico, trazendo artigos de especialistas do setor, entrevistas com profissionais da área e informações sobre as empresas. Com as empresas operando isoladamente, numa época de dificuldade de acesso ao conhecimento, anterior à internet, a revista ajudou a promover esse intercâmbio.

Após as primeiras edições, publicadas quase sem periodicidade definida, a revista ganhou periodicidade bimestral e teve sua produção terceirizada. Seu conteúdo editorial, marcado pela confiabilidade das informações e voltado para os profissionais de equipamentos, ajudou a conquistar a credibilidade do mercado. Como decorrência, a M&T cresceu e começou a atrair a atenção do mercado publicitário.