FECHAR
FECHAR
26 de setembro de 2011
Voltar
Mercado

A aposta da Madal nos "big cranes"

Empresa lança novos guindastes articulados, com maior capacidade de carga e flexíveis para os serviços no canteiro, em busca de maior competitividade na disputa do mercado com os modelos telescópicos sobre caminhão

Cerca de 90% dos equipamentos vendidos pela Madal Palfinger são guindastes articulados – também denominados de guindautos – e o presidente da empresa, Herbert Karly, quer aproveitar essa expertise para ganhar maior competitividade no mercado. Para ele, os modelos articulados podem substituir os guindastes telescópicos montados sobre caminhão (truck cranes) da mesma faixa de capacidade em diversos serviços de construção e mineração. Isso porque, além de seu preço de aquisição ser 30% menor que o de um guindaste telescópico da Madal, o guindauto não se limita a apenas içar a carga verticalmente.

Ele também pode se destinar ao transporte da carga, principalmente em se tratando de materiais paletizados, com a utilização da lança articulada para o carregamento e descarregamento do produto. “Desde 2010, comercializamos os modelos PK 30002 e o PK 33002-EH, sendo que esse último tem capacidade máxima de içamento de até 31 tm de carga e alcance de 38 m de altura”, diz Karly.

Com essa capacidade de içamento, ele ressalta que o novo guindaste concorre diretamente com os modelos telescópicos na faixa até 35 tm. “São máquinas ideais para operação em construção civil, principalmente na montagem de estruturas metálicas e de pré-moldado de concreto.” Karly salienta que o equipamento pode ser adquirido com configuração de até oito lanças hidráulicas e uma manual, contando com controle remoto como diferencial, para uma operação mais segura e eficiente.

De acordo com o executivo, cerca de 20 unidades desses guindastes articulados – que a empresa denomina de big cranes – já atuam em canteiros de obras no Brasil. “Alguns deles estão operando em lugar de modelos telescópicos, o que confirma a nossa aposta.” Além dos big cranes, a Madal Palfinger apresentou ao mercado duas novidades na área de guindastes articulados: o PK 13001 e o PK 16001, indicados para aplicação no setor elétrico, que podem ser configurados com até seis lanças hidráulicas e uma manual.

Os novos modelos complementam a oferta de produtos para operações que exigem menor alcance. Eles atingem até 19 m de alcance horizontal e 22 m na vertical com a utilização de lança manual. “Enquanto o PK 13001 apresenta momento de carga de 12,6 tm, o PK 16001 atua com até 16,1 tm, sendo que ambos possuem como opcional a configuração com cesto aéreo acoplado.”