FECHAR
FECHAR
Voltar

Painel

Revista M&T Edição 156 - 04/2012

XCMG adquire a Schwing

A negociação, que já era dada como certa entre os especialistas do setor, foi anunciada no fim de abril, logo após a também chinesa Sany ter adquirido a Putzmeister, outro respeitado fabricante germânico de equipamentos para concretagem.

Além das duas maiores fabricantes chinesas, a Zoomlion já detinha o controle acionário da italiana Cifa, o que representa o acesso dessas empresas à tecnologia europeia em centrais de concreto, autobetoneiras, bombas e demais equipamentos usados em obras de concreto. Em comunicado divulgado pela Schwing, a empresa afirma que seu portfólio de produtos “irá complementar a carteira da XCMG no mercado chinês, bem como na produção, serviços e rede de distribuição comercial fora da China.”

“A marca premium Schwing é chave fundamental para o desenvolvimento estratégico da XCMG”, disse Wang Min, presidente da empresa chinesa. “Por isso, a fusão permite que as empresas se complementem perfeitamente em sua cobertura de mercado, bem como no que se refere aos produtos e serviços oferecidos pelas duas companhias.” Gerhard Schwing, diretor presidente do grupo germânico Schwing, justificou a transação na busca de um melhor posicionamento internacional da empresa. “Encontramos na XCMG a parceria que nos confere essa posição sólida”, ele completou.

Para viabilizar o negócio, que ainda depende de autorização das autoridades europeias anti-truste, a XCMG está buscando um empréstimo-ponte em dólares de aproximadamente US$ 210 milhões, que serão utilizados para financiar a aquisição.

 

27/04/2012