FECHAR
FECHAR
Voltar

Painel

Revista M&T Edição 145 - 05/2011

Vale produzirá ureia para controle de emissões

Diante das demandas do mercado a partir de janeiro de 2012, que estará submetido à nova etapa de controle de emissão por motores diesel (o Conama Fase P7), a mineradora Vale anunciou que produzirá o aditivo usado para cumprimento à nova norma ambiental, o Arla 32 (Agente Redutor Líquido Automotivo).

Na verdade, o Arla 32 é composto por ureia diluída em água desmineralizada e será empregado para o abatimento de óxido de nitrogênio emitido pela combustão dos motores diesel. Sua utilização por parte dos frotistas se tornará obrigatória, a partir do próximo ano, à medida que os fabricantes brasileiros de caminhões optaram pela tecnologia SCR (Redução Catalítica Seletiva) para cumprimento ao Conama P7.

O Arla 32 será produzido pela divisão de fertilizantes da Vale, em Araucária (PR), onde a empresa já realiza o processamento de amônia e ureia, as principais matérias-primas do aditivo. A mineradora informou que não irá vender o produto diretamente para os frotistas e consumidores finais, tarefa que ficará sob responsabilidade das empresas especializadas na embalagem do produto e sua distribuição.

 

30/05/2011