A usina hidrelétrica de Foz do Chapecó, em construção na divisa entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul, está fazendo história na engenharia brasileira ao contar com a primeira barragem de enrocamento preenchida com asfalto como componente principal do seu núcleo de vedação. A tecnologia, usada em obras de hidrelétricas na Alemanha, Noruega e China, foi adotada para viabilizar o cumprimento do cronograma da usina, possibilitando a execução da barragem na janela de tempo estabelecida pelo regime hidrográfico do rio Uruguai, onde ele fica localizada.
Sua construção pelo método tradicional com núcleo argiloso e de concreto poderia comprometer esse prazo, segundo avaliações do consórcio construtor Volta Grande, composto pela Construtora Camargo Corrêa, CNEC Engenharia e Alstom. Por esse motivo, as empresas contrataram uma consultoria internacional, que propôs a solução. Com isso, a usina de 855 MW será construída no prazo de 48 meses.
O planejamento da obra da barragem prevê a execução de três camadas asfálticas compactadas de 20 cm cada por dia. A largura da faixa é de 50 cm. O teor de asfalto é de 46,5% e o índice de vazio de 3%. Para a aplicação, foi adquirida uma usina gravimétrica de asfalto. No total, a barragem terá 48 m de altura e 598 m de extensão.
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